
O que é Cirurgia de Catarata?
A cirurgia de catarata substitui o cristalino natural do olho por uma lente artificial e transparente, com o objetivo de restaurar a clareza da visão. A catarata é o envelhecimento fisiológico do cristalino, causado principalmente pelo avançar da idade, sendo muito mais comum em pessoas acima de 65 anos.
Além de dar nitidez à visão, a cirurgia de catarata evoluiu muito e atualmente as lentes implantadas permitem corrigir vários focos de visão (longe, perto e intermediário), possibilitando independência dos óculos aos pacientes após a cirurgia.
Sintomas
Os primeiros sintomas da catarata são discretos, causando apenas sensação de visão levemente turva. Com o tempo, a dificuldade de enxergar aumenta e as trocas de óculos sem sucesso se tornam frequentes. Isso dificulta atividades como dirigir, ler e usar eletrônicos. Em estágios avançados, a pessoa pode chegar a ver apenas vultos.
Tratamento
A única solução efetiva é a cirurgia: um procedimento simples e seguro, onde o cristalino opaco é substituído por uma lente artificial. Feita sob anestesia local, a cirurgia é rápida, indolor e o paciente é liberado no mesmo dia. Os resultados são quase imediatos.
Lentes Intraoculares
A escolha da lente intraocular é extremamente importante para definir o grau final do paciente após a cirurgia de catarata. É definida em conjunto com o médico para proporcionar o máximo de independência dos óculos.
Antes da cirurgia, realizamos vários exames oculares para determinar a lente mais precisa e indicada para cada caso, aliando às expectativas e desejos do paciente.
Existem vários modelos de lentes intraoculares, vamos falar aqui das mais utilizadas:
Lente monofocal esférica:
Lente com formato mais simples, que tem como objetivo corrigir a visão de longe. Geralmente conhecida como “lente nacional”. Vantagens: custo mais acessível. Desvantagens: qualidade inferior de visão periférica; não corrige o astigmatismo, nem a visão de perto a 30-40cm.
Lente monofocal asférica:
Design mais elaborado comparado às lentes esféricas (melhor visão periférica). Indicada para pacientes que desejam melhorar a visão de longe, mas não se importam de usar óculos para perto após a cirurgia. Conhecida como “lente importada”. Vantagens: excelente visão de longe (central e periférica) com custo acessível. Desvantagens: não corrige a visão de perto a 30-40cm.
Lente bifocal:
Tipo de lente asférica com 2 focos de visão (longe e perto a 30-40cm). É um tipo de lente importada sofisticada. Vantagens: proporciona excelente visão de perto a 30-40cm, ideal para usar celular, costurar ou ler um livro. Desvantagens: halos ao redor das luzes, em raras situações como dirigir a noite.
Lente trifocal:
Lente importada sofisticada com 3 focos de visão (longe, intermediário a 60cm e perto a 30-40 cm). Tipo de lente mais indicado para quem deseja o máximo de independência dos óculos. Vantagens: clareza e praticidade em várias distâncias de visão, como usar celular, digitar no computador e enxergar à distância. Desvantagens: a mesma da lente bifocal.
Lente de foco estendido:
Lente importada sofisticada com focos estendidos, como o próprio nome diz. Tipo de lente indicado para quem deseja independência dos óculos (inclusive para perto) com excelente visão de longe, reduzindo a percepção dos halos ao redor das luzes. Vantagens: clareza e praticidade em várias distâncias de visão. Desvantagens: potência de visão de perto a 30-40cm inferior à lente trifocal.
Lente tórica:
Lente capaz de corrigir o astigmatismo. Indicada somente para pacientes que possuem astigmatismo na córnea, identificado através dos exames pré-operatórios. A lente pode ser do tipo monofocal tórica, bifocal tórica, trifocal tórica ou foco estendido tórica.
Se você atender a esses critérios, converse com seu oftalmologista para mais informações.
Benefícios da Cirurgia de Catarata Personalizada
Agende sua consulta e recupere sua visão com segurança!